Benefícios da Lentilha


Benefícios da Lentilha


1. A lentilha é rica em proteínas

Apesar de fazer parte do grupo alimentar dos carboidratos, a lentilha tem um alto teor de proteínas, sendo um dos três vegetais que mais se destacam nesse quesito. 
Cerca de 30% de suas calorias provêm desse macronutriente, que é essencial para a construção e manutenção dos músculos e demais tecidos, além de dar maior saciedade.

2. Ajuda a prevenir e combater a anemia

Devido ao seu alto conteúdo de ferro e ácido fólico, a lentilha participa da prevenção e do combate da anemia ferropriva. 
Essa doença é conhecida por causar uma intensa fadiga, que acontece por causa da redução na quantidade de hemácias ou da hemoglobina, prejudicando o transporte de oxigênio até as células e a produção de energia.

3. Reforça o sistema imunológico

A lentilha é rica em vitaminas e minerais importantes para que nossas defesas estejam em dia, mas quem mais ganha destaque é o zinco.
Esse mineral participa de diversos processos bioquímicos dentro das células do sistema imunológico e, assim, a lentilha ajuda a proteger o organismo contra gripes, resfriados e outras doenças infecciosas.

4. Contribui para o controle da diabetes

Pessoas com diabetes encontram uma boa aliada na lentilha pelo fato de ela ser rica em fibras solúveis. Dentro do sistema digestivo, essas fibras se expandem e formam um gel, que retarda a absorção de glicose. Dessa forma, a lentilha ajuda a evitar que a glicemia suba muito, ao mesmo tempo em que previne quadros de hipoglicemia por ser uma fonte de carboidratos.

5. Prolonga a sensação de saciedade

A mesma propriedade mucilaginosa das fibras que contribui para o controle da diabetes também ajuda a regular o apetite. Além de facilitar o trânsito intestinal por aumentar o bolo fecal, melhorando todo o funcionamento do sistema digestivo, elas prolongam a saciedade depois das refeições, evitando que a pessoa coma em excesso.
Esse benefício se soma à saciedade fornecida pelo alto teor de proteínas, de forma que a lentilha atua como coadjuvante nos processos de emagrecimento.

6. Regula a pressão arterial

A lentilha contém minerais como potássio e magnésio, que promovem o relaxamento da parede dos vasos sanguíneos. Em consequência, o calibre das artérias aumenta, reduzindo a pressão arterial – um fator de proteção contra as doenças cardiovasculares.

7. Protege o coração e os vasos sanguíneos

Novamente, trata-se de mais um dos benefícios da lentilha associados às suas fibras. Nesse caso, esse macronutriente reduz a absorção de colesterol ruim (LDL) pelo sistema digestivo, além de estimular o organismo a utilizar as moléculas já existentes dessa gordura.
Dessa forma, esse alimento previne a formação de placas de colesterol nos vasos sanguíneos, a principal causa de doenças cardiovasculares e complicações como infarto e acidente vascular cerebral.
Além disso, a lentilha contém ácido fólico e vitamina B6, que ajudam o organismo a reduzir seus níveis de homocisteína, um componente que pode causar danos às paredes das artérias quando está em excesso, ameaçando a saúde cardíaca.

#lentilha #anonovo #anemia #coração #diabetes #pressaoarterial #proteina #saciedade #sistemaimunologico #vasossanguineos #artrite #lancheescolar #almoço #restauranteescolar #cantinadeescola #adolescente #qnutre #qnutrecantinas #cantinadecolegio #lanche #merenda #cartaoprepago #colegiosanfra #sanfra #colegiosaofranciscoxavier #saofranciscoxavierjesuitas #ipiranga #bairrodoipiranga #alimentaçaosaudavel #cantinamaissaudavel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefício da Acelga

Benefícios da Catalônia

Benefícios da Uva